sábado, 7 de julho de 2012

Das curiosidades de cada dia

Bom dia!!!!


Quero começar pedindo desculpas pela ausência esses dias, mas é que o pós casamento está sendo muito corrido, são muitas coisas novas que agora posso fazer, muitas coisas para aprender e tempo é tudo que menos tenho nos últimos dias. 
Mas quero dividir com vocês algo que me aconteceu recentemente. Como muitas aqui sabem eu não sou fluente em alemão (ainda) mas já falo muita coisa e entendo ainda mais, a cada dia me esforço para aprender novas expressoes e para melhorar a pronúncia  (essa sim é de lascar,rsrs).
Então, algo que eu já tinha percebido aqui é que as pessoas (nativos principalmente) se sentem incomodadas se você fala com alguém em um idioma que eles desconhecem, isso eu já tinha percebido e também já tinha escutado falar. Mas senti na pele em uma ocasião recente...deixa eu explicar: eu falo com meu marido em português, inglês, espanhol e em último caso alemão. O importante é a gente se comunicar! Ocorre que essa semana precisei ir até o trabalho dele para resolvermos algo, lá chegando cumprimentei a todos (em alemão claro) mas tratamos do nosso assunto em português. Qual não foi a minha surpresa quando uma colega de trabalho dele se aproxima e interrrompendo nossa conversa pergunta porque não conversamos em alemão O.o Eu entendi a pergunta que ela fez, mas confesso que o sangue ferveu, tanto pela interrupção gratuita quanto pelo intrometimento em algo que não dizia respeito a ela. Meu marido explicou que nos falamos em várias linguas e ela ainda teve o desplante de dizer que isso é ruim porque incomoda quem não está entendendo o teor da conversa #fofoqueiramodeon
Como eu disse antes eu já sentia e sabia  que isso intrigava e incomodava. Quantas vezes no supermercado as pessoas não pararam ao nosso lado para tentar entender que lingua era aquela? Quantos garçons já fizeram cara feia esperando enquanto decidimos nosso pedido em portugiesisch, spanisch und englisch? Quantas vezes tivemos que explicar para a familia qual o assunto que nos fazia rir tanto?
Isso nunca me incomodou, mas talvez porque ninguém foi tão descaradamente Fifi assim antes, nunca tivemos uma abordagem tão invasiva como essa. Agora eu tomei a decisão de nunca falar de nossos assuntos privados em deutsch, nem quando eu estiver phd no idioma e sabem porquê?? Para nunca ter que me deparar com uma cena dessas:

Misericórdia!!

Mas e vocês? Já passaram por algo parecido? Dividam a experiência comigo 

Ótimo fim de semana para todos!!

Beijos!!





3 comentários:

  1. Menina, tem gente curiosa e fofoqueira em todo lugar do mundo. Credo!!!!

    ResponderExcluir
  2. hahahaha
    É amiga, tem gente que se acha no direito de saber de tudo! Poupe-nos!!! hahaha

    Saudade de tu amiga!

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Ah, menina ja passei por isso.

    O meu caso eh o seguinte, eu nao quero que a minha filha perca a fluencia em portugues. Por dois motivos: primeiro que a professora responsavel de ensina-la ingles na escola disse que quanto maior a base a crianca tem em sua lingua nativa melhor ela consegue desenvolver o ingles como sua segunda lingua pois ela consegue fazer conexao e interpretar o que esta aprendendo. Segundo que eu nao quero mesmo que ela esqueca o portugues.

    Entao que eu pedi a ela que sempre que for falar alguma comigo, que seja em ingles. Entao, que no outro dia estava assistindo um jogo com a minha sogra e a minha filha me pediu um favor em ingles mas eu entertida respondi em portugues. Menina deu foi um bafafa, na mesma hora ela falou o que voce falou para ela? Eu respondi: nada demais apenas (e traduzi pro ingles). Mas, ela nao satisfeita ainda mandou um email pro meu marido reclamando. Eu mereco!

    ResponderExcluir

✿ Fico muito feliz com seu comentário!! ✿