terça-feira, 24 de abril de 2012

Um pouco de historia

Primeiramente desculpem pela demora na postagem, mas as coisas aqui estao corridas (aprender alemao, correr atras das coisas para o casamento, etc).
Hoje vou postar um pouquinho da historia sobre a regiao em que estou a Baviera ( Bayern, para quem esta na Alemanha ).

Baviera, oficialmente Estado Livre da Baviera (Freistaat Bayern), é um dos dezesseis estados federais  da Alemanha. Localizada no sudeste do país, a Baviera tem uma área de 70.553 km², sendo o maior estado alemão, e 12,5 milhões de habitantes, o que a torna a segunda região mais povoada depois da Renânia do Norte-Vestfália. A sua capital é Munique ( München). A Baviera é o maior estado da Alemanha ,partilha da fronteira alemã com a Áustria (Estados da Alta ÁustriaSalzburgoTirol e Vorarlberg) a sudeste, com a República Checa a oeste e o Lago de Constança a sudoeste. No quadro da Alemanha, é rodeada pelos estados de Baden-Württemberg (a oeste), Hessen (a noroeste), Turíngia (a norte), e Saxónia (a nordeste).
Zugspitze nos Alpes Bávaros é o ponto mais alto da Baviera e da Alemanha, com os seus 2.962 metros de altitude.


Vista que eu tenho aqui da cidade, rodeada por montanhas!

Celtas e romanos habitaram a Baviera, muito antes desta receber esse nome. Baiovarii foi o nome de um povo germânico que chegou à região nos séculos V e VI d.C., mas perderam o domínio da região ao esta ser conquistada pelos francos. A dinastia dos Wittelsbach governou a Baviera ininterruptamente, desde 1180 até 1918. Straubing, Ingolstadt e Munique formaram durante toda a Idade Média a Baviera Superior, enquanto o resto do Estado era denominado Baviera Inferior (Landshut). No ínício do século XVI, as várias províncias que ocupavam o território da Baviera Antiga unificaram-se formando um país.
A Baviera sempre foi e ainda é um estado católico, o mais significativo representante do catolicismo dentro do Sacro Império Romano Germânico junto com a Áustria. A Baviera combateu a União Protestante ao longo da Guerra dos Trinta Anos durante o reinado de Maximiliano. Em 1623, Maximiliano recebeu o título de príncipe eleitor do Sacro Império, o que lhe dava o direito de votar na escolha do imperador: tudo isso graças à leadade à Igreja Católica.
Em 1806, o duque da Baviera foi feito rei, um desenvolvimento que surge no contexto da influência de Napoleão na política Europeia. Além disso, a Baviera obteve os territórios da Franconia e da Suábia.Maximilian von Montgelas é um dos estadistas com um papel marcante neste tempo. Em 1815, após a desagregação do Império Napoleónico, também o Palatinado do Reno tornou-se parte do Reino da Baviera.Luís II da Baviera (1845 - 1886), que reinou de 1864 até ao seu suicídio em 1886, é provavelmente o mais conhecido monarca bávaro, responsável pela construção de verdadeiros castelos de contos de fadas, designadamente o célebre Neuschwanstein.
Em 1871, em virtude do processo de unificação alemã, o reino entrou a fazer parte do Imperio Alemão (Deutsches Reich). Depois da Primeira Guerra Mundial o rei foi destituido. Hoje a Baviera é um estado no seio da República Federal da Alemanha.
Uma das varias igrejas da regiao. Belissimas!

Eu sou apaixonada pela cultura e história da regiao em que estou, monumentos,igrejas, etc... é muito bom poder aprender um pouco mais a cada dia.
Aos católicos: o Papa Bento XVI é nascido em Marktl am Inn que é um município do estado da Baviera.
Aos amantes de moda (assim como eu): Levi Strauss (Löb Strauß) é da Baviera também, para quem nao sabe ele é o inventor do jeans ;)! 


Por hoje é só, espero que gostem e se possivel venham visitar a Baviera :)) 
Próximo post falarei sobre a lingua Bavara, que é utilizada nessa regiao. 


ps: como a Kah ja disse teclado alemao nao tem "til", desculpem por isso, rs!


*partes do post foram retiradas de http://pt.wikipedia.org/wiki/Baviera

Um comentário:

  1. Muito bom Bru, adorei saber um pouco mais sobre a história aí do sul. Ah e quanto ao tempo corrido, nem me fala, por aqui também está uma loucura, porém é uma doce loucura :-)

    Beijos

    ResponderExcluir

✿ Fico muito feliz com seu comentário!! ✿