sábado, 26 de janeiro de 2013

Vida real x Redes sociais



Encontrei esse vídeo circulando no facebook e imediatamente associei a algumas pessoas que conheço. Não tem como não fazer a comparação com aquela amiga que antes de comer, beber, bocejar e etc. sempre tem que tirar uma foto e postar no instagram. Já passei por situaçoes de sair com alguém para um restaurante e a pessoa parar a conversa (na hora que a comida chega) pra ajustar por 5 minutos o melhor ângulo para tirar a foto e mostrar para os amigos virtuais que ela está saboreando aquela deliciosa refeição (e ainda faz check in)!!

O grande problema das redes sociais é que permite que pessoas vazias (não estou generalizando ok?) possam fantasiar sobre vidas que elas não tem. Quem de nós não tem na sua friend list o amigo pegador - que sabemos que n
ão pega nem resfriado, mas está sempre nas fotos cercado de mulheres e bebidas ; a amiga bem sucedida profissionalmente - que está estagnada há 10 anos na mesma empresa e na mesma função, sedenta por uma promoção, mas posta fotos e frases de profissionais de sucesso e ainda diz: "são minha inspiração de sucesso" ou "foi pensando assim que cheguei até aqui" ; ou ainda aquela amiga que tem um casamento falido e um marido abertamente infiel, mas que vive postando fotos de viagens de lua de mel 3 x ao ano, frases de amor em inglês, alemão e aramaico, enquanto o marido curte fotos de gatinhas de biquini e não dá a minima para as publicaçoes dela?

Entendam que eu não sou contra facebook, instagram, twitter, blogs (zulivre), sou contra a exposição excessiva, muitas vezes repetitiva e chata mesmo. Acho muito bacana acompanhar a vida de amigos e familiares que ficaram no Brasil, pessoas queridas com as quais tenho maior contato pela internet, já que a distância...ah, a distância... (ok, sem devaneios!)

A quest
ão é que o ser humano hoje em dia vive mais preocupado em postar fotos de uma aparente felicidade do que ser feliz de verdade. Bom seria se as pessoas largassem suas câmeras, iphones e afins e abraçassem seus filhos, maridos, cachorros, gatos e aproveitassem os bons momentos da vida, sabendo que o tempo nunca volta atrás e que cada minuto perdido nunca será recuperado.
Por isso sou completamente a favor de uma campanha em que as pessoas vivam mais e fantasiem menos!!

Ótimo sábado!!
Beijos!!

3 comentários:

  1. Boa amiga!!! Eu fico pensando a mesma coisa!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Ká!
    Obrigada pela visita e o seu comentário no meu blog! Entrei no seu espaço e dei de cara com este post sobre a vida "artificial" das redes sociais. Infelizmente algumas pessoas estão tão preocupadas em mostrar ao mundo o quanto a vida delas é boa, que se esquecem de fazer momentos e a vida real valer a pena... vivo comentando com o meu marido que eu não acredito na felicidade de facebook porque assim como você tenho vários amigos que colocam quão felizes são, o quão realizados são e na verdade eu sei que a realidade é bem diferente...
    Espero que nós possamos nos desconectar mais para podermos viver de verdade, aliás, este foi um dos meus propósitos para este ano de 2013!

    ResponderExcluir
  3. O meu marido (que nem usa Facebook, mas que aqui e acolá dá uma olhada nas fotos de amigos através do meu perfil) criou um termo para este fenômeno: Scheinleben! ;-)

    ResponderExcluir

✿ Fico muito feliz com seu comentário!! ✿