segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Curso de Integração na Alemanha

Hoje foi meu primeiro dia de integrationskurs e posso dizer que estou adorando, tive a benção de pegar uma turma muito boa com uma professora super alto astral e estou empolgadissima pelas próximas aulas.
O melhor de tudo é que já tenho um certo conhecimento do idioma, entao as coisas fluem mais rápido e com menos estresse.


Na minha turma são 15 pessoas de 7 países diferentes, porém de brasileira só eu mesma, o que  enxergo positivamente, afinal de contas o que brasileiro mais gosta é de conversar, trocar impressões e isso talvez nao fosse interessante para o aprendizado. 
Os países da turma são: Polônia, Grécia, Portugal, Tibet, Uruguai, Irã e meu amado Brasil.

Estou fazendo o curso na Inlingua, que é uma escola de idiomas muito bem conceituada aqui, que tem um convênio com o governo para oferecer cursos de alemão e integração para estrangeiros, além daqueles oferecidos pela VHS (Volkshochschule – a “escola do povão“, aberta para todas as pessoas. Para fazer o curso, tive que contactar o Ausländeramt (departamento de estrangeiros) da cidade onde moro, lá eles me deram um documento com o qual eu poderia fazer o curso na escola desejada, sendo que os cursos incluem 600 horas para o aprendizado do idioma e 45 horas para a integração e orientação (“Orientierungskurs”). Os cursos são oferecidos para estrangeiros, pessoas casadas com alemães ou para descendentes de alemães que decidiram voltar ao país (Spätaussiedler). Já para quem mora aqui desde 2005 ele é obrigatório. É necessário pagar uma parte dos cursos, mas eles são subvencionados pelo governo e saem bem em conta (1 € por hora-aula).
O meu horário é o diurno de 8:30 as 12:30 de segunda a sexta, mas quem não pode ou não quer fazer durante o dia pode fazer o noturno.

Duas coisas que fiquei sabendo e acho importante compartilhar: se a pessoa fizer o curso de integração e conseguir o Zertifikat Deutsch B1 (nesse link aqui: http://www.prolog-berlin.com/pt/cursos-alemao-certificado-zd.htm tem falando sobre ele) ela terá direito a receber de volta metade do valor pago, mas só se não tiverem decorrido mais de dois anos entre a data de emissão do documento comprovativo da frequência regular do curso e o teste final. Para o reembolso da contribuição, terão de apresentar um requerimento à respectiva repartição regional dos Serviços Federais (Regionalstelle des Bundesamtes). Os formulários para fazer este requerimento você pode solicitar na escola onde estuda, no Auslanderämt ou preencher direto na internet (aqui: http://www.bamf.de/DE/Willkommen/willkommen-node.html) e imprimir. 
Outra coisa, se a pessoa não tem condições de pagar o transporte até a escola, o Ausländeramt paga. Daí que só não estuda quem realmente não quer, já que a Alemanha é uma mãe nesse sentido.
Maaas tem também uma informação de brinde :D Quem já está fazendo o curso pode levar seu papel de matricula até a escola e lá solicitar um desconto na compra do Monatskarte. Não sei ainda de quanto é esse desconto porque não solicitei o meu mas assim que fizer venho aqui contar.

Agora vou indo, deixo com vocês uma imagem da minha antiga paixão dos tempos de escola que renasceu com força total:


Beijos!!






9 comentários:

  1. Amiga, quanta coisa legal! E pode receber a grana de volta? Melhor ainda... arrasa aí no curso pra tu me ensinar!! hehehe

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou muito feliz e desejo muita sorte pra voce. Gracas a Deus, eu ja passei por essa fase. A escola que eu fui se chama BDP-Haßfurt. La estudei do A1 ao B1 e foi muito bom pra mim. é realmente estressante, mas se ficar controlando senpre qual é o seu fort e e o que precisa melhorar, vai conseguir passar em todos os testes. Na minha turma só tinha eu do Brasil e isso me ajudou a me concentrar mais nos meus estudos. Esse desconto de onibus, tive tambem. Como voce agora é uma estudante, voce pode pagar uma taxa de estudante, como as criancas. Esse documento de onibus, tem der carimbado pela escola e tambem pela firma do onibus, depois voce recebe pelo correio de volta e nao demora muito nao. E se precisar estamos aí.

      Excluir
  2. Pode sim, é ótimo neh?
    Se preocupe nao que vou aprender só tudo e vou ensinar vc online pra facilitar a vida de vcs quando vierem me visitar ok?

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Na minha turma tbm só tinha eu de brasileira, alías na escola inteira mas é mto legal esse contato com pessoas de outras culturas.Boa sorte no curso,bjoss

    ResponderExcluir
  4. Eu lembro quando ia pra escola para aprender o idioma. Tão bom!! Enpolgacão!!! Eu amava, era bom ter contato com gente do mundo todo.
    Aproveita bem.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou nessa fase!! Da empolgacao, do encantamento...sempre tive grande interesse por aprender outros idiomas e dessa vez está sendo um prazer ainda maior!
      Estou aproveitando sim, muito obrigada!!

      Beijos!!

      Excluir
  5. boa tarde, eu também estou passando por isso , quer dizer ainda não comecei mas para a próxima semana já fico a saber qual os locais que me vão sugerir para fazer o curso. estou bastante entusiasmado e puxa vida, necessitoso muito fazer isso. por isso venho aqui lendo esses blog para ver se recolho mais informações sobre o assunto e ver experiências que vcs passaram.

    ResponderExcluir
  6. boa tarde, eu tambem estou quase começando meu curso de integraçao, pois estou ja ha 1 ano e meio aqui na alemanha e a questao do idioma esta me "prejudicando" um pouco em relaçao a trabalho e com essa oportunidade estou muito enpolgado e entusiasmado para começar logo o curso. obrigado pelo o post com informaçoes sobre o curso e tambem a voces que ja frequentaram e contaram suas experiencias. valeu fiquem com deus.

    ResponderExcluir

✿ Fico muito feliz com seu comentário!! ✿