quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Transporte Público Alemão

Hoje vim aqui falar para vocês um pouco de como funciona o sistema de transporte público alemão.

Bom, eu particularmente gosto muito e só tenho coisas boas pra falar. É tudo muito prático, organizado e pontual. De cara, logo na parada ou estação, você vai ver uma tabela com todos os horários de trens e ônibus. E a melhor parte é que eles são gloriosamente pontuais, se estiver escrito que o trem passa as 12:57, pode ter certeza que ele vai passar mesmo (a não ser que tenha acontecido algum acidente no percurso, o que é rarissimo).


Olha a parada playmobil que fez sucesso no outro post,rsrs.

Na Alemanha não há catraca para entrar em transportes públicos urbanos. Ou seja, é possível entrar em quase todo transporte público sem apresentar nenhuma passagem. Existem fiscais que são chamados de "Kontrolleur, -e" que passam esporadicamente nunca se sabe quando. A frequência com que eles controlam varia de cidade para cidade.

Funciona da seguinte forma: você entra no Straßenbahn (bonde) ou U-Bahn (metrô) sem controle nenhum. O ticket você pode comprar antes e em muitas cidades dá pra comprar em máquinas dentro do trem ( no caso do ônibus, pode-se comprar o ticket com o motorista também.)
O fiscal vai se dirigir a cada um dos passageiros e pedir para ver o ticket: todos tem que mostrar. Caso você não tenha ticket, tem que desembolsar 40 Euros em uma multa. 


Máquinas para comprar bilhetes.

Se você andar sem ticket isso se chama "schwarzfahren".  Os controladores descem com você do trem na parada seguinte, pegam seus dados e te aplicam a multa de 40 Euros (salgadinha que só né?).


Um video bacaninha que achei no youtube.com sobre o Controle:
Interessante que a propaganda é alemã, mas o funk é brasileiro e na realidade a menina que estava sem o ticket,rs.

Eu utilizo o Ticket Mensal (Monate Fahrkarten) que é usado pela maioria das pessoas. Compra-se  uma vez por mês e pode andar com ele todos os dias e quantas vezes quiser sem problemas.Uma outra vantagem do ticket mensal, é que durante a semana a partir das 19 horas, a pessoa que comprou o ticket pode levar até 4 pessoas da família com ela durante um percurso sem que as 4 pessoas paguem o trecho da viagem. E vale também para os finais de semana, durante todo o dia.

Como eu disse anteriormente gosto muito do sistema de transporte público da Alemanha, é um sistema eficiente, organizado, rápido e moderno. Não sinto a menor necessidade de andar de carro aqui, até porque pra estacionar é sempre uma novela

Por fora...
Por dentro.


Caso tenha ficado alguma dúvida ou vocês tenham algo a acrescentar podem deixar nos comentários ok?
Fiquem com Deus!!

Beijos!!


15 comentários:

  1. Ai que chic!!! Um dia Fortaleza chega lá. #sonhaAlice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou na torcida Paulinha! Nada é impossivel aquele q crê!

      Beijos!! :-)

      Excluir
  2. Ká o sistema de transporte público daí é bem parecido com o daqui da Suécia, dá até gosto né? Maravilha.
    Bjks e bom final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata dá gosto demais! É tudo tao prático, tao organizadinho...que bom que ai tbm é assim!!

      Um ótimo fim de semana pra vc!!

      Beijos!!

      Excluir
  3. Que beleza não? Rápido, pratico e organizado! Um dia chegaremos lá! rsrsrs

    Beijo amiga!

    ResponderExcluir
  4. Karina, que maravilha!

    Sonhando com esse tipo de transporte aqui.

    Quero conhecer quando eu for visitar você.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois venha que vc vai ver e utilizar, é realmente muito bom!!

      Beijao Ju!!

      Excluir
  5. Oiii

    o melhor eh que como estudante eu nao pago pelo transporte publico em um raio de mais de 100 Km da minha universidade :)

    bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que tudooooo!!
      Bom d+ mesmo, mais um ponto positivo!!

      Beijao!!

      Excluir
  6. O transporte público é realmente uma coisa que me encanta aqui na Suécia. Assim como na Alemanha eles são organizados e pontuais!
    Um luxo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito organizados e muito pontuais mesmo, uma das coisas q mais me fascinou e foi importante pra minha adaptacao rápida aqui!!

      Beijao!!

      Excluir
  7. Ká Miranda,
    estou tentando montar um trabalho sobre transporte público pra faculdade e venho pesquisando sobre esse sistema de Berlim, pois já utilizei e achei fantástico.
    Venho aqui apenas com uma dúvida: por acaso você saberia me informar como esse sistema obtém tanta precisão e pontualidade? Se é por GPS, Rádio e afins...?

    ResponderExcluir
  8. Estava procurando sobre o transporte público na Alemanha, e , com certeza ,surpreendi-me com ele e a sua infraestrutura.Realmente,muito interessante e exemplar.

    ResponderExcluir
  9. Que legal ver que ai é assim, totalmente diferente daqui do Brasil , que é uma verdadeira baderna...
    Obrigada, me ajudou bastante, pois estou fazendo um seminário sobre transporte no mundo .
    Valeu

    ResponderExcluir

✿ Fico muito feliz com seu comentário!! ✿