sábado, 4 de agosto de 2012

Vantagens e desvantagens

Sempre digo às pessoas o quanto gosto dessa cidade, o quanto me encontrei nesse cantinho do mundo, o quanto penso em criar raizes e aqui permanecer. Como qualquer outra cidade essa tem suas vantagens e desvantagens. Aqui nós temos uma cidade limpa, arborizada e relativamente segura. O transporte público funciona perfeitamente, a área de saúde nao é lá essas coisas, mas é melhor do que em muitos outros lugares, aqui se tem acesso a cultura, educação e lazer. Fora o fato de que é uma maravilha atravessar a rua no sinal verde para pedestres sem nem ao menos olhar pra o lado, porque você como pedestre tem prioridade e é respeitado. É uma delicia também ver a última sessão no Kino e voltar para casa caminhando alegre e sorridente comentando o filme lá pelas 2 ou 3 da madruga, sem medo. 





Medo, sentimento que eu particularmente detesto e que é algo dificil de sentir por essas bandas, quase esqueço que ele existe algumas vezes mas em outras...
Só em duas ocasioes tive medo de morar aqui, uma delas aconteceu há mais ou menos 1 mês atrás, quando trabalhadores de uma obra estavam escavando e acharam uma bomba da segunda guerra mundial. Resultado: evacuaram todos os prédios e casas em um raio de só Deus sabe quantos quilômetros e ficamos impossibilitados de voltar pra casa por umas 5 horas.



A segunda vez foi hoje, agora há pouco, quando fui ao centro. Ao descer do trem me deparei com um aparato da policia local em vários pontos estratégicos e não eram só 20 ou 30 policiais não, eu digo sem medo de errar que havia pelo menos uma centena deles, em vários pontos do centro da cidade. Até mesmo ruas de grande movimento foram fechadas. Fiquei muito assustada e no mesmo momento pensei que era outra ameaça de bomba, mas encontrei com o marido e ele perguntou a um dos policiais que logo nos esclareceu o motivo: um grupo de simpatizantes nazistas tinha marcado uma passeata pelo centro e a policia estava ali por motivos óbvios.
Confesso que fiquei e ainda estou muito assustada, não conheco esses grupos e nunca tive contato com eles gracas a Deus, mas o pouco que já li e ouvi serviu pra me deixar atenta. 



Com isso quero dizer às pessoas que aqui nao é um mar de rosas como pintam, a vida na Europa nao é cercada do luxo e glamour que as mentes férteis imaginam. A vida desse lado do Atlântico tem seu lado bom e ruim assim como o lado de lá. Aqui nós também trabalhamos, estudamos, pagamos impostos, fazemos compras, xingamos o síndico quando o elevador quebra, xingamos em pensamento a caixa do supermercado que passa nosssas compras antes mesmo que possamos piscar os olhos.

Se eu me sinto feliz aqui tem a ver exclusivamente com o fato de que o meu coração está aqui, o homem que eu escolhi para amar e compartilhar a vida está do lado de cá, nasceu, cresceu e escolheu permanecer nesse país, mas se algum dia optarmos por viver em outro lugar serei feliz lá também, porque o meu lar é onde está meu coração (já li isso em algum lugar e achei muito lindo)!!



Um Domingo Maravilhoso Para Todos Nós!!

Beijos!!

3 comentários:

  1. Amiga tenho que concordar que esses grupos realmente dão medo! Ao menos eu sinto. Mesmo estando bem longe.
    E concordo com vc que nenhum lugar é perfeito. Nós que nos adaptamos a diversar circunstancias. Que bom que foi só um susto.
    Mas me diz uma coisa: o maridão comentou se é "normal" esse tipo de manifestação??

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha ele não fala muito sobre isso, mas me disse que não acontece com frequência e que não preciso me preocupar. Mas como ele diz isso sempre que quer me poupar dos estresses e dos sustos eu não boto muita fé. Se bem que desde que cheguei aqui é a primeira vez que vejo algo desse tipo na minha cidade.

      Beijão!!

      Excluir
  2. Gente ruim e doida tem em tudo que é esquina desse mundo, fato. Então, a gente tem de se cuidar mesmo, mas acho que aí e aqui nos EUA, a segurança é bem melhor/maior que no Brasil e pelo menos, me dá uma sensação de tranquilidade maior. Agora, quanta gente doida que perde tempo criando grupo nazista e ainda faz passeata, sei não!

    ResponderExcluir

✿ Fico muito feliz com seu comentário!! ✿